Nossa história
Nossa história iniciou em 1999 com o nascimento de Eloiza Pauli, nossa aluna, filha de Alécio Pauli e Ledir Aparecida Besen Pauli, que com sete meses de vida foi diagnosticada com Paralisia Cerebral e teve o comprometimento total de sua capacidade física e motora, levando sua mãe a procurar recursos médicos e institucionais para melhorar a qualidade de vida de sua filha.
Após o diagnóstico que abalou a família, a mãe, Ledir não mediu esforços para melhorar a qualidade de vida de Eloiza. Ledir percorreu várias instituições, dentre elas a Reabilitação Santa Catarina, Fundação Catarinense de Educação Especial FCEE, entre outros atendimentos particulares com Neurologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, eco terapeutas, terapeutas ocupacionais e visuais. Enfim, um leque de profissionais imensuráveis.
Então em 2003, Eloiza Pauli, já com 4 anos de idade, foi encaminhada pela FCEE para frequentar e continuar seu tratamento na APAE do município vizinho, em Biguaçu. A partir desse momento começou a luta da Sra. Ledir em conscientizar outras famílias do município de Antônio Carlos, sobre a importância da instituição APAE na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Por quinze anos a Sra. Ledir manifestou constantemente sua vontade em construir uma instituição para atendimento no município, evitando assim o deslocamento das pessoas com deficiência por mais de vinte e cinco quilômetros de distância entre um município e outro. Foi então que o senhor Rony Alves de Ramos, vizinho da Sra. Ledir, que na época era assessor de imprensa do município, assistindo a luta incansável da mesma, na busca por melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e dos familiares, teve a percepção de que essa situação necessitava de atenção especial.
Tendo em vista a dificuldade de deslocamento e o tamanho do transtorno na vida dessas famílias, o Sr. Rony em conversa com o Sr. Fabio Luiz Egert (In Memória), Secretário de Educação e Cultura da época, a necessidade de se ter uma APAE no município. A partir daí foram realizadas muitas reuniões na Prefeitura Municipal de Antônio Carlos com o Sr. Fábio e a sua equipe técnica, Lidiane Ventura Fraga, Inês Kuhn Guesser, Cristiane Dione Cunha, Zuleide Besen Ghidolin, a assistente social Silvana Pereira do Nascimento e a senhora Ledir, representando as pessoas com deficiência e seus familiares.
Após todos os trabalhos e discussões realizados pelo grupo citado acima e com a presença da Diretora da APAE de Biguaçu, a Sra. Ivone, decidiu-se fundar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Antônio Carlos – APAE, no dia 17 de setembro de 2009. Assim, aconteceu uma reunião onde foram eleitos os membros da diretoria. A Sra. Ledir foi eleita a presidente, a qual permaneceu neste cargo até o ano 2016. Neste período a diretoria, juntamente com a comunidade, começou a realizar eventos para arrecadar fundos para a instituição. A Sra. Ledir e o Sr. Fabio Egert procurou o prefeito da cidade, o Senhor Geraldo Pauli (prefeito da época), para pedir ajuda. Ele prontamente colocou-se à disposição para conseguir o terreno para construção da sede.
A Partir deste momento se deu início aos eventos para a construção da nossa sede, foram oito anos de muito trabalho, parceria com empresários e toda comunidade antônio-carlense. Dessa forma, no dia 25 de novembro de 2018, realizamos a inauguração da APAE. Foi um dia de muita emoção e várias homenagens a todos os membros da diretoria, em especial a Sra. Ledir que tomou a palavra e proferiu agradecimentos a todos que fizeram doações e que trabalharam como voluntários para realizar os eventos em prol da APAE. Entre as homenagens, destacamos uma em especial, feita ao Senhor Fabio Luiz Egert (In memoria) por ter sido o fundador da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Antônio Carlos – APAE. Ele nunca desistiu de acreditar na educação especial. Sem dúvidas um momento muito importante para a instituição, pois meses depois o mesmo faleceu.
No dia 25 de outubro de 2019, iniciou-se os atendimentos com os nossos queridos alunos, entretanto a luta continuava buscando recursos com a Prefeitura Municipal e a com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) a fim de manter a instituição em funcionamento. Dessa maneira, fomos superando aos poucos todas as dificuldades e sobretudo estamos sempre entusiasmados e confiantes na fala da Sra. Ledir, idealizadora do projeto APAE, que nos inspira a cada dia sustentando que “tudo tem o seu tempo e que juntos somos mais fortes”.

contatos
- (48) 3272 -0715
- [email protected]
- Rua São Francisco, 747, Centro, Antônio Carlos -SC